sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rescaldo da época 2009/2010

É com alguma pena que damos por encerrada a nossa época desportiva em termos competitivos. Tem sido sempre assim ao nível da formação de Futsal um bocado por todo o país, acabar cedo os vários campeonatos nos vários distritos. Para todos nós é parar muito cedo (apenas os campeões distrtais continuam em competição, na Taça Nacional) mas vamos continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento desta fantástica modalidade, para que as gerações vindouras possam usufruir de épocas mais compridas. Divulgai!

Após uma Série dos Primeiros imprópria para cardíacos é hora de fazer um resumo daquilo que foi a nossa época de 2009/2010.

FASE REGULAR

Foi de uma forma espectacular que começámos a Fase Regular - Zona Sul com 5 vitórias consecutivas e grandes exibições, perdendo essa invencibilidade em S. João de Loure frente ao CRECUS por 1-0. Uma das 2 derrotas que sofremos ao longo da fase. A outra, frente ao Gafanha por 3-6 em nossa casa, onde foi talvez o nosso pior jogo da época. Não nos deixámos abalar e a perder 3-0 ao intervalo no Alboi frente ao Beira-Mar, equipa candidata à Série dos Primeiros, conseguimos empatar a 3 e impedimos que este se aproximasse da nossa posição. O outro empate aconteceu em casa frente ao CRECUS. Garantimos o acesso a essa fase à 13.ª jornada (11.º jogo) através da vitória em Travassô por 2-1 e beneficiando da derrota do Beira-Mar em casa do CRECUS por 2-1. Com 32 pontos, em 42 possíveis posicionámo-nos em 2º lugar, no acesso à Fase de Apuramento do Campeão, com a melhor defesa e o 4º ataque.

Jogos Disputados: 14
Vitórias: 10 (72%)
Derrotas: 2 (14%)
Empates: 2 (14%)

Golos marcados: 56
Golos marcados em casa: 24
Golos marcados fora: 32

Golos sofridos: 26
Golos sofridos em casa: 10
Golos sofridos fora: 16

Diferença de golos: 30
Diferença golos em casa: 14
Diferença golos fora: 16
---------------------------------------------------------------------------------------

FASE DOS PRIMEIROS

Não começámos bem, de facto, esta nova etapa do campeonato. De início acusámos um bocado a pressão e isso levou-nos a realizar uma primeira volta (5 jogos) com apenas 5 pontos, uma vitória frente ao CRECUS que se situava em primeiro, um empate a 4 arrancado com muito custo no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra frente ao ACR, apesar de termos ido para o intervalo a vencer por 4-1 e ainda outro em casa frente ao Gafanha, ao cedermos o empate no último minuto. Esta fase veio a revelar-se incrivelmente competitiva. Toda a gente perdeu, toda a gente empatou excepto Crecor e Lamas Futsal. Foi indecisão até à última jornada, digno de um grande campeonato e justificando um enorme equilíbrio entre as 6 melhores equipas juniores do distrito de Aveiro esta época. Ao contrário da primeira volta, a segunda correu-nos bastante bem, com 4 vitórias em 5 possíveis. 5-6 em Lamas, com a vitória a surgir a 10 segundos do final; 5-1 ao CRECUS, 3-2 na Gafanha e na última jornada 1-0 à Crecor. A derrota aconteceu frente ao ACR Vale de Cambra em Esgueira, 1-3, num jogo em que os pormenores decidiram e a experiência da equipa nortenha prevaleceu.
Com 17 pontos em 30 possíveis acabámos em 3º lugar, a 1 ponto do segundo (Crecor) e a 5 pontos do campeão (ACR Vale de Cambra). Em 4º situou-se o CRECUS, com 13 pontos, logo a seguir o Gafanha com 11 e por último, mas uma não menos digna equipa, que complicou bastante a vida aos seus adversários, o Lamas Futsal, com 6 pontos.
-> Melhor defesa e 4º ataque, novamente.

Jogos disputados: 10
Vitórias: 5 (50%)
Derrotas: 3 (30%)
Empates: 2 (20%)

Golos marcados: 27
Golos marcados em casa: 11
Golos marcados fora: 16

Golos sofridos: 22
Golos sofridos em casa: 9
Golos sofridos fora: 13

Diferença de golos: 5
Diferença golos em casa: 2
Diferença golos fora: 3
---------------------------------------------------------------------------------------

TOTAL

De destacar no final de tudo que fomos ao longo de TODO o campeonato SEMPRE a Melhor Defesa:
- Fase regular: 26 golos sofridos em 14 jogos, prefazendo uma média de 1.86 golos/jogo;
- Série dos Primeiros: 22 golos sofridos em 10 jogos, prefazendo uma média de 2.2 golos/jogo;

Um facto que ninguém nos tira!

Jogos disputados: 24
Vitórias: 15 (63%)
Derrotas: 5 (21%)
Empates: 4 (16%)

Golos marcados: 83
Golos marcados casa: 35
Golos marcados fora: 48

Golos sofridos: 48
Golos sofridos em casa: 19
Golos sofridos fora: 29

Diferença de golos: 35
Diferença de golos em casa:16
Diferença de golos fora: 19
 -----------------------------------------------------------------------------

O melhor da época
- O facto de termos conseguido integrar um grupo, restrito, de atletas que realizaram o seu primeiro ano de futsal no seio da equipa. A evolução destes foi constante. Mesmo não jogando, ou sendo menos utilizados não se cansaram de apoiar os colegas de equipa e de aparecer de cabeça levantada no treino seguinte para continuar a trabalhar e fazer mais e melhor. Fica aqui uma palavra de apreço a eles, por todo o empenho depositado neste "projecto". Foram eles o Ventura, Mendes, Zé Tó, João Rodrigues, Nelson e Hugo (guarda-redes) que chegou inclusivé a fazer alguns jogos pelos Seniores. Ainda uma referência ao André, que realizou a época passada connosco sem se ter inscrito, que demonstrou ao longo de todo o campeonato o verdadeiro exemplo do que é querer aprender sempre mais e mais!
- No que toca à disciplina também fomos exemplares, uma vez que durante toda a época nenhum dos nossos jogadores foi castigado ou advertido com cartão vermelho!


O pior da época
Muitos treinos com muito pouco pessoal disponível, que veio a afectar com toda a certeza algumas prestações da equipa. Aparições e desaparições contínuas, amuos e o clube favorito que dava na televisão exactamente à hora do treino...
Quando estamos numa mesma equipa, há que fazer sempre o máximo em prol dela, coisa que muita vezes foi deixada para um patamar à parte. Nem para a própria foto de equipa conseguimos estar todos ... Foi pena.

Estatísticas dos marcadores e das assistências:

Marcadores
16 - Meira
16 - Fábio
15 - Tomé
11 - Thierry
9 - Baptista
6 - Rafa
4 - Mendes
3 - Hugo
3 - Ventura

Assistências
16 - Tomé
14 - Meira
8 - Baptista
8 - Fábio
6 - Hugo
4 - Rafa
4 - Bruno
2 - André
2 - Thierry
1 - Mendes

Foto de equipa e agradecimentos em breve.

1 comentário:

BRUNO ROCHA disse...

Parabens pelo desempenho!!Havia o sonho de adicionar novo titulo na formacao, havia talento, mas como escreve o Tomé, nem sempre houve disponibilidade para trabalhar e dar asas ao sonho.
Ainda assim e apesar de nao ter acompanhado tao fielmente este ano o vosso trabalho acho meritorio realçar o 3º lugar, provando que o futuro da CPE estará por certo assegurado, assim queiram estes jovens, e estou certo que muitos querem.
Por ultimo uma palavra de apreço e os meus Parabens aos "artificies" deste belo 3º lugar , AMILCAR, SERGIO e o CALDEIRA.

Abraço e agora toca ajudar os seniores a atingirem a tao desejada subida....

É "C", É "P"...É CPE....